O município de Ivaí foi o primeiro a contar com capacitação do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado (Qualicis), após sua implantação na região. Com o início no mês de janeiro, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), o programa prevê novas Linhas de Cuidado e também capacitações constantes dos profissionais, tanto da Atenção Básica quanto da Especializada. "Iniciamos as capacitações descentralizadas do Qualicis. Cada um dos municípios envolvidos deverá contar com treinamentos", conta a diretora Pâmella Costa.
Os habitantes ivaienses já estão sendo atendidos em todas as quatro Linhas de Cuidado já implantadas: Saúde Materna, Infantil, de Cuidado do Idoso, de de Saúde Mental. “É um programa novo. Mas estamos na expectativa de resolutividade nas linhas proporcionadas, a dificuldade em atendimento de especialidades ofertadas”, avalia a secretária municipal de Saúde de Ivaí, Nicoli Crocoli.
Durante a capacitação, realizada na última quarta-feira, dia 8, foram abordadas questões do Qualicis, como as Linhas de Cuidado, organização de processo de trabalho, check list, bem como o formulário de compartilhamento do cuidado. “Este deve ser preenchido pela Atenção Primária da Saúde (APS). Enquanto que o Plano de Cuidado pela Atenção Ambulatorial Especializada”, aponta Pâmella.
As ações de matriciamento, que envolvem o encaminhamento ao CimSaúde, também estiveram na pauta. “Essa é uma das questões mais importantes para o bom funcionamento das Linhas”, ressalta a diretora, falando que os profissionais da Atenção Básica necessitam avaliar quais pacientes necessitam do cuidado especializado, com multiprofissionais. “É isto que irá determinar o fluxo de atendimentos”, completa.
Para a secretária municipal, a capacitação foi “muito bem vinda”. “Fizemos os ajustes necessários para os encaminhamentos, esclarecendo dúvidas", relata. “Os profissionais presentes ficaram satisfeitos com a presença da equipe do CimSaúde”, acrescenta.
Conforme a diretora do Consórcio, as capacitações descentralizadas servem ainda para que o Ambulatório receba um feedback dos profissionais que encaminham seus pacientes. “Queremos melhorar o fluxo de atendimento e otimizar os processos de trabalho”, conta.
O treinamento contou com a participação da Coordenadora da APS, Coordenadora do Qualicis e Enfermeiras das Unidades de Atenção Primária à Saúde e Psicóloga da SMS.
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 002/2024 - Consultas e Exames
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA