A aproximação das esferas de Governo e da sociedade na Gestão da Saúde Pública estão em debate durante a realização das Conferências Municipais organizadas pelas Prefeituras da região. No município de Imbaú, o encontro foi realizado na última semana, e além de atores locais, trouxe entes que atuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). “A importância do Consórcio como instrumento de gestão de saúde dos municípios vem cada vez mais se consolidando”, justificou o secretário municipal de Saúde de Imbaú, Roberto Amatuzzi Franco.
Para participar da Conferência, ouvir os anseios da sociedade e pactuar novas metas junto com o município, a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, foi convidada para compor a mesa de autoridades. “É muito importante o Consórcio estar presente nestes momentos e entender o que os municípios precisam. Estamos realizando um trabalho em conjunto com municípios e Estado pelo fortalecimento do SUS”, esclarece.
A “junção” de todas as esferas durante a discussão da saúde local também foi pontuada pelo secretário municipal. “Fico muito feliz com esta participação. Assim teremos um SUS mais forte e garantidor dos direitos do cidadão”, avalia, destacando que durante a Conferência foram destacados os objetivos para a Saúde em Imbaú. “Nas conferências pactuamos novas metas e objetivos, e repactuamos aquelas que não foram cumpridas. E o Consórcio conta com participação direta nisto”, aponta.
Para Franco, o rol de serviços do CimSaúde vem oferecendo instrumentos e serviços para que a região alcance estas metas. “O órgão vem resolvendo demandas que outras esferas não conseguiam solucionar”, avalia, ressaltando a importância da mudança do Estatuto para a ampliação dos serviços.
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 002/2024 - Consultas e Exames
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA