A Linha de Cuidado à Saúde de Hipertensão e Diabetes (MACC) esteve em pauta durante capacitação realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) junto à equipe da Atenção Primária (APS) de Piraí do Sul. Com o funcionamento do Programa de Qualificação dos Consórcios do Estado do Paraná (Qualicis) desde o mês de janeiro, os profissionais foram orientados quanto a estratificação de pacientes e os cuidados compartilhados junto à Atenção Especializada. “O Qualicis prevê o matriciamento, que é o modo de produzir saúde de forma compartilhada”, esclarece a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.
A partir da “porta de entrada”, que são as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os pacientes de baixo e médio risco permanecem na Atenção Primária, e aqueles de alto risco seguem para a Linha de Cuidado. “Todos os pacientes continuam sendo atendidos em seus municípios, mas aqueles encaminhados ao Consórcio contam com uma complementaridade”, conta Pâmella, citando a equipe multiprofissional da Linha MACC. Cardiologista, Endocrinologista, Psicóloga, Nutricionista e Enfermeiros. Todos estes profissionais atuam no cuidado dos pacientes com condições crônicas.
Durante reunião de matriciamento, que ocorreu de forma online, todos os profissionais explanaram a sua atuação dentro da Linha de Cuidado. “Temos que orientar a equipe da APS quanto ao processo de estratificação, e também a forma que os pacientes devem ser encaminhados. Como por exemplo, com alguns exames já em mãos”, explica o cardiologista, Marcelo Fernandes Zveiter.
Para a diretora, o matriciamento é importantíssimo para o andamento do Qualicis. “Estamos moldando o programa. Com a complementaridade no cuidado da APS, estamos buscando excelência nos atendimentos prestados”, garante. Além das orientações, a equipe do CimSaúde ressaltou a importância do aproveitamento das vagas “ofertadas” pelo Estado. “Com um bom processo de estratificação, levantamos a demanda reprimida dos municípios e conseguimos fazer a gestão das filas”, avalia.
Os pacientes da Linha de Cuidado de Hipertensão e Diabetes de Piraí do Sul estão recebendo atendimento junto à subsede do CimSaúde em Castro. “Seis municípios contam com a subsede como referência. Além de Castro e Piraí, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, e Carambeí”, aponta Pamella.
A Linha MACC prevê o controle de níveis tensionais e glicêmicos que geram alterações cardiológicas nos pacientes com hipertensão e diabetes e o constante apoio aos profissionais da Atenção Primária. “Estamos à disposição dos municípios para tirar dúvidas e discutir casos junto às equipes das Unidades Básicas”, conta o cardiologista.
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 002/2024 - Consultas e Exames
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA