Equipes de Saúde de Reserva passam por capacitação

 

Publicado em: 23/06/2023 18:03

Whatsapp

 

Médicos e equipes de enfermagem atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Reserva passaram por capacitação na última semana. Com o início das Linhas de Cuidado do Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado, Qualicis, na 21ª Regional, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizou evento na Câmara Municipal. “Foi um momento de capacitação quanto às estratificações dos pacientes, fluxos de atendimento e composição das equipes multidisciplinares”, contou a diretora, Pâmella Costa. 

Desta vez, as Linhas de Cuidado da Pessoa Idosa e Materno Infantil estiveram na pauta. “O envelhecimento da população é um fato crescente. A expectativa de vida aumentou, demonstrando a necessidade de destinar uma atenção especial para este grupo”, esclarece a enfermeira da APS, Isabela Mudri. A profissional destaca a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), que aborda a necessidade de avaliar a saúde dos idosos de forma integral. “Temos que destacar a importância de um envelhecimento saudável. Para isso estamos organizando e estruturando a Rede de Atenção à Saúde (RAS)”, conta.

A capacitação ocorreu por meio de parcerias dos órgãos de saúde. “Estamos continuando a parceria entre a Regional e o CimSaúde. Em Reserva conversamos com médicos e enfermeiros sobre as Linhas. Focamos no fluxo dessa rede que agora contará com o Ambulatório de Especialidades”, pontuou a enfermeira Angélica Estrada Heringer, profissional que atua como referência técnica da 21ª Regional de Saúde.

Conforme a enfermeira, durante o evento, foi trabalhado o papel de cada ponto na rede e qualificação da estratificação. “Esta é a porta de entrada ao ambulatório´”, esclarece, ressaltando o importante papel da APS nos encaminhamentos. 

Para as profissionais, as frequentes capacitações do Qualicis são primordiais. “Vemos a capacitação profissional como uma importante ferramenta para o fortalecimento do SUS e a melhora na qualidade do serviço prestado”, avalia Angélica.