Apesar de não estar entre as prioridades da maioria da população, a saúde da pele é importantíssima. Como todos os cuidados, em se tratando da saúde, a prevenção é a melhor opção, mas visitas ao profissional especializado da Dermatologia também são necessárias. A Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta a existência de mais de 3 mil diagnósticos de patologias cutâneas, mais do que qualquer outra especialidade médica. “A pele é o maior órgão do corpo humano. Por isso pode apresentar diversas doenças”, aponta a dermatologista Ana Lucia de Oliveira Prestes.
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) conta com atendimento especializado na área desde 2021. E desde esta época conta com uma crescente de pacientes sendo atendidos. “É muito importante dar acesso a especialidades para pacientes que não dispõem desses médicos em seus municípios”, aponta. “Os especialistas são profissionais mais aptos a dar diagnósticos e tratamentos das suas especialidades, já que contam com alguns anos a mais de estudos”, completa Ana Lucia.
A Dermatologia é ofertada nos ambulatórios do CimSaúde de Ponta Grossa e também de Castro (desde o último ano). “A dermatologia tem fundamental importância no diagnóstico, prevenção ou tratamento das doenças e problemas que atingem a pele, além dos pelos, cabelos e unhas”, esclarece a médica. Para ela, essas doenças, muitas vezes, são “estigmatizantes”. “Elas aparecem no ‘cartão de visitas’ das pessoas. O que acaba gerando preconceito e isolamento social, já que as pessoas ficam em dúvida se o contato gera ou não contágio”, explica.
Nas crianças, problemas de pele, como a dermatite atópica, por exemplo, podem causar até mesmo prejuízo intelectual e na vivência em comunidade. “A vergonha e o consequente afastamento dos colegas podem acarretar danos”, explica, destacando a importância do acompanhamento.
Este ano, até o mês de agosto, já foram mais de mil e quinhentos os atendimentos realizados. “Estamos mantendo e esperamos aumentar o número. Em 2022 atendemos 1.858 pacientes somente nesta especialidade”, contabiliza a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.
Os números, conforme Pâmella, se devem à demanda reprimida gerada com o período de pandemia. “Foi um período no qual não houveram atendimentos, acumulando muitos pacientes”, esclarece, ressaltando a importância da assiduidade durante as consultas e exames.
O CimSaúde ofertou a especialidade também no período entre 2015 a 2019, mas teve serviços paralisados durante o período da pandemia, por conta dos pacientes não estarem se deslocando ao ambulatório e também devido a falta de profissionais. “Contamos com dificuldades para contar com todos os profissionais. Mas nestes últimos anos estamos conseguindo sanar, e oferecer, cada vez mais, atendimento multiprofissional para nossos pacientes”, conta a diretora.
Atendimento
A dermatologista do CimSaúde pontuou o que os pacientes devem fazer para otimizar o atendimento da especialidade. “Quando for a uma consulta, não esqueça de tirar todas as dúvidas sobre a saúde da sua pele. Uma dica é fazer uma lista do que deseja esclarecer com relação às unhas, cabelos, cuidados com a pele e os dermocosméticos que utiliza”, orienta.
Além disso, entre as orientações básicas para a prevenção das doenças na pele, a médica destacou o uso do filtro solar. “Esta é uma das armas mais importante que temos, já que previne câncer de pele, e o envelhecimento”, garante, falando ainda que o uso de alguns filtros que compõem ativos específicos podem gerar até benefícios. “Em dias quentes ou frios, com chuva ou com sol, o uso do filtro no rosto é necessário. Até mesmo dentro de casa”, orienta.
Para as pessoas que contam com manchas na pele, a orientação é passar diariamente filtro também no corpo. “Outra dica importante é quanto à hidratação da pele, seja ela oleosa ou seca”, finaliza.
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 002/2024 - Consultas e Exames
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA