O município de Palmeira reuniu equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) para mais uma capacitação do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde. O Consórcio de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), esteve presente e apresentou as Linhas de Cuidado implementadas no município. Gestantes de risco intermediário, hipertensão e diabetes e saúde mental contam com atendimento junto ao Ambulatório do CimSaúde. “Estamos sempre realizando ações nos municípios consorciados para otimizar o encaminhamento dos pacientes, buscando assim maior resolutividade”, conta a diretora, Pâmella Costa.
Em um trabalho inicial, a Secretaria de Saúde de Palmeira estratificou mais de oito mil pacientes que poderiam ser atendidos pelas Linhas de Cuidado à Saúde. “Fazemos este mapeamento, e vamos afunilando para chegar nos pacientes que são elegíveis para atendimento por meio do Qualicis”, explica Pâmella, contando que foram identificados 934.
Em Palmeira, a Linha que conta com mais pacientes elegíveis, é a de hipertensos, totalizando 619. Na sequência, aparecem os diabéticos, com 196, da saúde mental, com 71, e 41 gestantes.
Os planos de cuidado, as linhas guia, a estratificação de risco bem como o fluxo de atendimentos foram abordados durante a capacitação. “Abordamos ainda as especificidades de cada Linha implementada no município”, esclarece a diretora, enumerando que, de janeiro a agosto, foram ofertadas quase 400 vagas de atendimentos pelo Programa para os palmeirenses.
Conforme a diretora da Atenção Primária do município, Anna Angélica Alves Moscalesky, a capacitação foi um divisor de águas. “Por falta de conhecimento, estávamos subutilizando as vagas disponibilizadas pelo Consórcio para Palmeira. Com o evento, os servidores puderam tirar todas as suas dúvidas”, destacou.
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 002/2024 - Consultas e Exames
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA