As diferenças e o tratamento das seis classes da Hipertensão Arterial foram abordados durante nova ação de capacitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) nos municípios consorciados. Na última semana, Jaguariaíva e Arapoti receberam equipe do Consórcio para tratar sobre o tema. “Estivemos realizando o matriciamento, com orientações de risco para pacientes cardiológicos, gestantes, diabéticos, e, principalmente, hipertensos”, conta o médico com especialização em Cardiologia, que atende na Linha de Cuidado da Hipertensão e Diabetes, Marcelo Fernandes Zveiter.
Equipes da Atenção Básica estiveram presentes. “Estas ações visam levar mais informações, qualificadas, aos médicos, enfermeiros e agentes de saúde municipais sobre as especialidades contempladas no Consórcio”, esclarece o profissional, destacando um melhor conhecimento para otimizar os atendimentos em Rede.
Conforme o especialista, a farmacologia cardiológica foi o destaque. “É uma questão difícil. Cada classe da hipertensão tem uma medicação específica”, relata. As medicações, quais delas são disponibilizadas pelo Serviço Único de Saúde (SUS), as prescrições e os mecanismos de ação foram abordados.
Além disso, o profissional destacou o Plano de Cuidados dos pacientes, primordial para a manutenção do tratamento e de responsabilidade dos agentes municipais. “Os agentes de saúde devem entrar em contato com os pacientes, para assim colaborar com a questão do seu autocuidado”, relata a enfermeira Fábia Cristiane Correia Aranda de Jaguariaíva, contando ainda que as Unidades Básicas de Saúde Dr Américo Faustino e Adelia Kojo foram contempladas durante a qualificação. “A primeira é a nossa unidade laboratório do PlanificaSUS, e a segunda, a unidade de expansão”, esclarece.
Com experiência docente com internos em cursos de Medicina em Universidades do Rio de Janeiro, Zveiter vem colaborando nas ações de qualificação dos profissionais da Atenção Primária de Saúde. “Tivemos um ótimo aproveitamento. Inclusive já agendamos novas ações”, antecipa. “Os médicos da atenção básica gostaram bastante da abordagem do cardiologista, que passou diversos tratamentos para pacientes hipertensos. Sugerimos, ainda, mais uma reunião para discussão de casos”, finaliza a secretária de Saúde de Arapoti, Andrea Cristina Silva.
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 002/2024 - Consultas e Exames
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA