O atendimento aos pacientes com doenças crônicas rendeu premiação ao município de Ivaí. A Unidade da Estratégia Saúde da Família São Roque, por meio do Programa de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS), conseguiu cadastrar 100% da população atendida e realizar a estratificação necessária para o encaminhamento dos casos de média e alta complexidade ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). “Este prêmio só foi possível pela equipe ímpar que compõem esta unidade. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) foram as principais peças para tudo isso acontecer”, exulta a enfermeira Glauciane Aparecida Dalzotto, profissional que submeteu o trabalho em evento estadual.
A experiência de mais de cinco anos da enfermeira, e de 13 anos das ACS colaboraram para o sucesso da unidade, considerada como “laboratório” do Planifica no município, a primeira a iniciar o projeto. Conforme Glauciane, o Programa chegou, no início de 2021, como desafio para a equipe de saúde. “No início, quando nos apresentaram, a primeira reação foi de desespero, literalmente. Mas com o decorrer do trabalho, todas as peças foram se encaixando e virando um lindo quebra-cabeças”, relata.
Além da satisfação de receber a premiação, os profissionais ivaienses destacam as alterações positivas para os pacientes. “O nosso município já estava com uma lista de espera imensa aos especialistas”, conta. Com a estratificação e o correto encaminhamento, o município deu vazão à fila.
Conforme a secretária de Saúde do município, Érica Schornobai, foram muitos desafios enfrentados pela equipe para se chegar ao resultado e premiação. “As propostas do Planifica eram trazidas pelas tutoras e os prazos para execução eram curtos, mas mesmo assim a equipe não mediu esforços e cumpriu todas as metas”, conta.
No CimSaúde, os pacientes são encaminhados à Linha de Atenção às Condições Crônicas, que atende hipertensos e diabéticos, com o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, o Qualicis. “A partir daí, realmente pudemos ver a rede em saúde funcionando”, avalia a profissional, completando que o Programa deu um apoio imensurável a toda essa rede de cuidado.
O atendimento mais ágil, com profissionais atuando em multidisciplinaridade, colocou os pacientes como protagonistas de sua própria saúde. “É um trabalho em parceria, de compartilhamento dos cuidados. Município de Ivaí, Atenção Primária à Saúde e o Ambulatório do Consórcio foram essenciais para esta premiação”, exulta a diretora do CimSaúde”, Pâmella Costa.
A parceria, de acordo com a enfermeira, se estende ainda aos profissionais da 3ª Regional de Saúde. “Quanto ao trabalho que foi submetido à premiação, o incentivo maior foi da Regional. As meninas sempre nos auxiliaram em tudo com relação ao PlanificaSUS, com orientações e ‘puxões de orelha’ também”, revela.
Para chegar ao resultado de 100% dos pacientes cadastrados, a equipe destaca que foram necessárias apenas algumas mudanças estruturais e de trabalho da unidade. “Com o passar do tempo vimos a importância do PlanificaSUS no dia a dia do nosso trabalho e, principalmente, na vida dos pacientes”, esclarece Glauciane.
Premiação
O prêmio foi entregue aos profissionais de saúde do município de Ivaí durante evento da Secretaria Estadual de Saúde realizado em Foz do Iguaçu no último mês de dezembro. “Foi muito importante este reconhecimento do trabalho realizado no município. Nos mostra que estamos no caminho certo para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes”, finaliza Pâmella.
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 002/2024 - Consultas e Exames
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA