Equipes da Atenção Básica à Saúde (ABS) de Porto Amazonas participaram de matriciamento da Linha de Atenção à Saúde Materno Infantil na última semana. A ação foi realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) e teve como objetivo a estratificação de risco e o preenchimento de documentos como linha guia materno infantil e compartilhamento de cuidado. “Ainda tivemos uma fala sobre ansiedade com a psicóloga Ana Peron”, contou a enfermeira Sabrina Dátola.
Para a enfermeira Renata Ferrari, da Unidade Básica de Saúde Dr Roberto Saraiva Osório de Almeida, de Porto Amazonas, as informações repassadas foram relevantes e esclarecedoras para todos os profissionais participantes. “Foi muito proveitoso”, avaliou.
Além da psicóloga, levaram informações os profissionais nutricionista, enfermeira, e ponto de apoio da Linha de Atenção. “Achei bem importante, pois houveram algumas trocas de informações sobre alguns pacientes específicos, o que ajuda pensarmos em um todo, com um olhar amplo e formando uma rede de apoio maior aos pacientes”, destaca Ana. Quanto a sua palestra sobre ansiedade, a profissional fala da importância, para todos os públicos, equipe da ABS, pacientes e também familiares. “Será muito válido para todos”, aponta.
As ações de matriciamento do CimSaúde fazem parte do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis). “A equipe do Ambulatório de Atenção Especializada considera este feedback da ABS essencial para qualificar as ações desenvolvidas”, destaca a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 002/2024 - Consultas e Exames
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA