Equipe da ABS vira paciente por um dia no CimSaúde

 

Publicado em: 09/05/2024 15:21

Whatsapp

 

Um dia como ‘paciente’ da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). Esta foi a atividade de matriciamento proposta à Atenção Básica à Saúde (ABS) pela subsede de Telêmaco Borba do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Na última segunda-feira, dia 6, equipe da ABS acompanhou as atividades do Ambulatório da subsede quanto às atividades da Linha de Atenção à Saúde Mental. “Pudemos ver in loco a realidade dos serviços”, relatou a enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Telêmaco Borba, Ellis Carneiro.

“Tivemos uma dinâmica diferenciada, onde os profissionais da Atenção Primária vivenciaram a experiência como sendo o paciente por um dia, passando por atendimento pela equipe e tirando todas as suas dúvidas”, conta a técnica de enfermagem do CimSaúde, Tiane Santos.

Além do conhecimento e da troca de experiências, as equipes de saúde contaram com a discussão de casos específicos da Saúde Mental. “Houve a elaboração e sugestão de algumas estratégias que poderiam ser adotadas para a continuidade de cuidado de casos, para beneficiar o tratamento e melhora dos pacientes”, aponta a técnica.

As ações de matriciamento do CimSaúde fazem parte da estratégia do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, o Qualicis. “Com estas atividades, o programa tem tudo pra melhorar”, avalia a enfermeira do Caps.


Imagens