Como identificar e recepcionar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este foi o tema da palestra realizada para a equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) na última terça-feira. A capacitação faz parte do projeto, implantado pelo Consórcio, de atendimento especializado para pessoas com TEA, idealizado no último ano pelo presidente e prefeito de Arapoti, Irani Barros.
Nesta semana foi a equipe administrativa do CimSaúde que recebeu a capacitação, e no dia 23, equipes de enfermagem e da Linha de Atenção à Saúde Mental que foram qualificadas sobre o tema. “Foram momentos de educação continuada para melhorarmos a abordagem ao Transtorno do Espectro do Autismo”, esclarece a diretora Pâmella Costa. “É primordial proporcionar esse momento de qualificação aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de que eles possam atender as necessidades da população, promovendo um atendimento qualificado e humanizado”, completa.
Quem realizou as palestras foi a pedagoga Luana Santos. Consultora do projeto, a profissional vem se especializando no tema com pós-graduações e mestrados. Questões como a abordagem, os direitos e o comportamento das crianças com TEA foram abordadas. “O objetivo das capacitações é trabalhar com os profissionais questões atreladas ao manejo e ao reconhecimento do TEA nos pacientes”, explica, completando que durante as capacitações os profissionais podem elencar suas dúvidas, trazer questões referentes aos atendimentos, leis e também ao manejo com os familiares.
Recepcionista do Cimsaúde, Gabriely Cunha, foi uma das profissionais qualificadas. “A capacitação foi muito importante para nós, porque a demanda de pacientes de neuropediatria vem aumentando cada vez mais”, conta. Para ela, uma das maiores dificuldades é o auxílio às mães durante o tempo de espera. “Estamos trabalhando para conseguir acolher da melhor forma possível e também fazer as crianças se sentirem à vontade no espaço, trazendo atividades interativas, e futuramente uma sala de acolhimento. Sempre precisamos aprimorar o nosso conhecimento nesse assunto que vem ganhando mais visibilidade”, destaca.
Da equipe de Saúde Mental, o médico especialista em Psiquiatria, Adriel Carvalho também destaca o atendimento às crianças com TEA. “Mesmo antes de atuar no CimSaúde, já realizava este tipo de atendimento. Mas sempre é bom adquirirmos novos conhecimentos e compartilhar nossos conhecimentos”, ressalta.
Para a diretora do CimSaúde é muito importante a equipe como um todo ampliar a visão sobre o espectro autista e compartilhar experiências e dúvidas. “É um grande avanço para o CimSaúde o desenvolvimento desse projeto, idealizado pelo nosso presidente, objetivando atendimento para os usuários do SUS dos municípios consorciados”, avalia.
O CimSaúde já presta atendimento de referência para a região dos Campos Gerais, com abrangência em 19 municípios, em diversas especialidades. “Assim conseguimos perceber a necessidade de qualificar nossos atendimentos, trazendo mais humanização e sensibilização no acolhimento e atendimento”, esclarece a diretora, ressaltando a preocupação do Consórcio com a qualidade na abordagem da pessoa com transtorno do espectro autista.
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 002/2024 - Consultas e Exames
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA