A 10ª avaliação do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, Qualicis, na 21ª Regional de Saúde mostrou resultados positivos. Assim como na 3ª Regional, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), entidade responsável pela execução do programa na região, demonstrou que vem otimizando os processos. O Consórcio conquistou 58 dos 76 pontos, atingindo 76% do total. “Foi uma avaliação muito positiva, com o Consórcio mostrando melhor capacidade organizacional e aperfeiçoamento dos trabalhos”, avalia o diretor da 21ª Regional, Roberto Amatuzzi Franco.
A avaliação foi realizada no município de Telêmaco Borba nesta quinta-feira, dia 5. “O processo foi conduzido a partir da análise e discussão dos itens descritos no formulário oficial do programa”, esclareceu a diretora, Pâmella Costa. “Observou-se avanço no processo de trabalho em relação à última avaliação, realizada em agosto de 2025, evidenciando a consolidação de práticas e estratégias adotadas pela equipe”, completa. Para Amatuzzi, o avanço se deu pela disciplina da entidade, ao buscar melhorias apontadas ao longo das avaliações. “Os processos estão funcionando de acordo com o que preconiza o Qualicis”, destaca.
Os aspectos positivos observados, tanto pelo Consórcio quanto pelos avaliadores, foram similares aos apontados na 3ª Regional. “O aprimoramento da comunicação entre a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e os municípios; preenchimento integral dos planos de cuidado por todos os profissionais da AAE; fortalecimento da qualificação profissional por meio de capacitações mensais realizadas na AAE; ampliação das ações de matriciamento e de educação continuada desenvolvidas na Atenção Primária da Saúde”, elencou a enfermeira, Sabrina Dátola.
Além dos pontos positivos, pontos de melhoria estiveram em discussão. “Foram apontadas a
organização de agenda prévia para retornos dos usuários, e também o aprimoramento da gestão de filas”, pontuou Pâmella, destacando que as questões visam maior fluidez e eficiência no fluxo de atendimento.
Para o diretor da 21ª Regional, a avaliação demonstrou a maturidade que as equipes vêm procurando no processo. “Maturidade da Comissão Avaliadora, da Regional e do Consórcio”, aponta. “Assim todos saem ganhando. Principalmente os usuários do Sistema de Saúde que compõem a Regional”, dispara.
Para a diretora, com a avaliação pode-se concluir que o processo de trabalho apresenta evolução progressiva. “E com perspectivas de fortalecimento das ações a partir da implementação das melhorias apontadas”, finaliza.
https://cimsaude.com.br/pagina/45_CREDENCIAMENTOS-2026.html
Edital nº 001/2024 - Capacitações, Palestras e Cursos
Edital nº 003/2024 - Atendimento Multidisciplinar TEA
Edital nº 001/2025 - Consultas e Exames